Planejamento de empreendimentos – Criando um cronograma de obra

Controlar os prazos de uma construção é uma tarefa extremamente importante porque tem impacto direto nos rendimentos do investimento feito. Existem muitos programas profissionais de controle de prazos e custos, mas nesse artigo vou me atentar apenas aos prazos.

Programas comerciais de gestão de projetos são extremamente utilizados em grandes empresas, entre eles o MS Project e o Oracle Primavera.

  • Mas como o pequeno empreendedor pode ter um cronograma sem pagar caro?
OpenProj (download aqui)
O OpenProj é um software de gestão de projetos, de código aberto e gratuito. Ele possui recursos básicos, como Gráficos Gantt, PERT, WBS, gestão de recursos, earned value management. Abre arquivos do Microsoft Project e do Primavera, porém possui formato de arquivo próprio.

Ele é similar aos outros softwares mais caros? É lógico que não, ele possui muito menos recursos importantes, mas é um quebra galho prático e barato.

Vamos aprender a montar um simples cronograma de uma construção de uma casa:

Passo 1 – Após fazer o download, abra o OpenProj. A tela que irá aparecer será semelhante a essa abaixo. Preencha com o nome do projeto (ex. Casa), a data de início e clique em Ok.
Passo 2 – O software possui 2 telas, do lado esquerdo há uma tabela onde você completa os dados das atividades a serem realizadas, e do lado direito o cronograma é formado automaticamente.
Passo 3 – Você pode preencher os dados manualmente ou copiar as colunas pelo Microsoft Excel. Nesse exemplo eu copiei as colunas “Nome”, “Duração” e “Predecessoras” das atividades que eu tinha em Excel.
Passo 4 – Após preencher essas 3 colunas essenciais, todo o resto é automático e o cronograma é formado no lado direito. As tarefas em vermelho são críticas, ou seja, que se atrasarem, atrasam o projeto inteiro. As tarefas azuis possuem folga, e se atrasarem até certo ponto, não comprometerão a data final do projeto.

 

MS Excel

Você também pode montar cronogramas simplificados no Excel, semelhante ao exemplo abaixo.

Abraços,
Giuliano
About these ads

Tags:, , , , , ,

13 responses to “Planejamento de empreendimentos – Criando um cronograma de obra”

  1. clerimar m. santos says :

    muito obrigado,vcs não faze ideia de como mim ajudaram, fantástico.

  2. Valquiria says :

    Espero conseguir montar o cronograma da minha obra.

  3. Sueli Gomes says :

    obrigada pelas dicas

  4. suelen says :

    O que quer dizer predecessoras

    • Giuliano CT says :

      Predecessoras são as atividades que antecedem outra. Imagine que vamos fazer um bolo, precisamos:
      1 – comprar ingredientes
      2 – misturá-los
      3 – assá-los
      A atividade 2 (misturar) é predecessora da atividade 3 (assar), ou seja, a que vem imediatamente antes.

  5. pedro paulo says :

    Prezado Guiliano, muito bom o seu blog, parabéns !
    Acho que se houver bastante interação entre todos os que participam deste forum todos aprenderemos muito sobre construção, otimização, criação e execução de projetos.
    Obrigado por esta grande oportunidade.

    • Giuliano CT says :

      Caro Pedro, é um prazer discutir e informar sobre construção.
      Nesse primeiro instante decidi por criar um blog e postar artigos.
      A idéia de um fórum é bem interessante, vou pensar a respeito.
      Abraço e sucesso em 2013!

  6. Carmem says :

    Não consegui baixar o programa que você indicou . Vou acompanhar seu blog pois vamos começar a construir algumas casas e optamos por fazermos nós mesmos. Vai ajudar bastante.
    Abs

  7. Diogo de macedo says :

    Giuliano, parabéns!
    Sou estudante de Eng civil e me ajudou muito em um trabalho!
    Obrigado Diogo

  8. manoel augusto almeida says :

    gostaria de receber alguma coisa referente a cronograma de obras um pouco mais detalhado
    .

    • Giuliano CT says :

      Caro Augusto, obrigado pela visita.
      Um cronograma mais detalhado depende do tipo de obra e das atividades que essa obra possui.
      É difícil colocar de forma genérica no blog.
      Abraços

  9. Luiz Gustavo Molina says :

    Gostaria de saber se também consigo ter o controle financeiro com o open proj e de que forma isto pode ser feito.
    obrigado.

    • Giuliano CT says :

      Caro Luiz, é possível sim utilizar o openproj para o controle financeiro, porém recomendo utilizar o Excel que é uma ferramenta mais específica para controle financeiro.

      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: