Resultado da enquete: bolha imobiliária?

Muito obrigado por quem votou na enquete sobre bolhas imobiliárias, confesso que os resultados foram levemente diferentes do que eu imaginava, confira abaixo o resumo final:

Eu acredito que no mercado residencial não haverá bolha generalizada (desvalorizações pontuais por, por exemplo, um presídio vizinho ou descoberta de terreno contaminado podem ocorrer, mas não caracterizam bolha). Residências em regiões nobres de grandes metrópoles como Nova Iorque, Paris e Londres ainda são bem caras, a demanda ainda mantém o preço. Nas capitais brasileiras não vejo motivo para os preços caírem, mesmo com crise econômica.

No mercado corporativo, há dois segmentos: grandes lajes e pequenas salas. Grandes lajes são negociadas muitas vezes com contratos de locação de longo prazo e com reajuste predefinido, isso diminui a volatilidade dos aluguéis e garantem o retorno de quem investiu. Também não vejo motivos para bolha no médio prazo nesse setor. Já no de pequenas salas comerciais, já vimos que esse sim há sinal de preços exagerados pelo aumento da demanda por investidores desinformados (espero mesmo que não seja um deles). Ainda é cedo pra dizer que o pino da granada foi retirado, porque as obras começarão ser entregues em mais alguns anos. Quem esperar, vai pagar o preço.

Bom, chega de bolha. Vamos pra próxima enquete! O tema desse mês será: qual o melhor investimento imobiliário?

Eu realmente quero saber qual você acha que é a melhor forma de investir em imóveis. Será bem legal porque irá guiar os temas dos próximos artigos.

Não deixe de compartilhar sua opinião! Vote! (isso parece propaganda de cidadania em período eleitoral…)

Abraços,

Giuliano

Tags:,

About Giuliano

Giuliano Tognetti é Engenheiro Civil com MBA em Real Estate pela Escola Politécnica da USP, tem especialização em Project Management pela University of La Verne na California. Desenvolvimento imobiliário é sua paixão, mas também administra os sites RExperts de investimentos em imóveis e EngenheiroNoCanteiro de engenharia civil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: