Novidades para 2012

Confesso que não atualizei o blog nos últimos meses, mas isso não significa que ele foi abandonado. Estou com bastante conteúdo interessante para publicar, mas preciso de um pouco mais de tempo para deixar o texto com uma cara legal. Espero começar o ano com um layout novo e com mais posts sobre Real Estate.

Aproveito para comentar o resultado da última enquete sobre qual o melhor investimento imobiliário. Vamos aos resultados da opinião dos leitores:

Eu realmente fiquei surpreso com a resposta. A minha opinião sobre investimentos em imóveis é quase o oposto dessa ordem. Isso é bom, porque dá espaço para discussão e quebra de paradigmas.

Talvez eu tenha me precipitado, mas quando me referi a investimentos, eu quis dizer investimentos para o longo prazo e para formação de poupança. Não quis me referir à atividade de construção e venda. Sendo assim, há espaço para um mal entendido na primeira opção “lançamentos na planta”. Se você votou do ponto de vista do incorporador, ok, realmente construir e vender como negócio é muito bom, mas a minha intenção era me referir à especulação de comprar na planta para vender pronto e ganhar na valorização.

Sendo assim, eu agruparia os investimentos em 4 grupos:

  1. FII, CRI e LCR – com tantas siglas fica difícil investir assim, mas na minha opinião essa é a maneira mais segura e tranquila de investir em imóveis para a renda. Quem quiser saber mais sobre as vantagens dos Fundos Imobiliários, eu indico os artigos do Henrique Carvalho, que escreve muito bem e de maneira muito prática sobre o tema: http://hcinvestimentos.com/fundos-imobiliarios/. Adiantando, são várias as vantagens dos fundos e de papéis de securitização: isenção de imposto de renda, não há necessidade de administração do imóvel como renovação de contratos e manutenção predial (a administradora se encarrega disso) e também é possível investir com menos dinheiro, o que dá mais liquidez.
  2. Galpões industriais, lojas e prédios comerciais – historicamente, o rendimento desses imóveis supera o rendimento do aluguel residencial (não só no Brasil, mas na Europa e EUA também). O contrato de aluguel é renovado anualmente, permitindo ajustes mais precisos com os preços de mercado. Se o inquilino não pagar, é mais fácil tirá-lo judicialmente (exceto igrejas e hospitais, os quais tem mais proteção da lei).
  3. Casas e apartamentos para alugar – aluguel baixo em relação ao preço do imóvel, preço fixado por 3 anos sem reajuste acima da inflação, protecionismo da justiça em caso de inadimplência, manutenção predial desgastante/chata/cara. A lei do inquilinato praticamente anulou esse investimento para investidores institucionais. Mesmo assim é muito usado principalmente para aposentadoria nas culturas ibéricas e italianas. Na ponta do lápis, tenho certeza que as duas opções de cima batem essa com folga.
  4. Lançamentos na planta – Antes de continuar lendo, vamos fazer um trato: não compre nada na planta, a não ser que você queira usar e conheça a idoneidade da construtora ! Especular com a valorização ao longo da obra é um tiro no escuro. Em épocas de crescimento dos preços, essa atitude parece ser magnífica. Todo mundo ouve conhecidos falando que ganhou mais com a valorização do que com o salário de um ano. E não é mentira. Bad news: ninguém controla os preços do mercado, se ele cair (e uma hora cai) você perde muito. Não conte com a sorte. Se quiser contar com ela, compra logo um bilhete da Mega Sena que o prêmio é mais alto.

Abraço, bom fim de ano e sucesso em 2012!

Giuliano

Tags:, , , , , ,

About Giuliano

Giuliano Tognetti é Engenheiro Civil com MBA em Real Estate pela Escola Politécnica da USP, tem especialização em Project Management pela University of La Verne na California. Desenvolvimento imobiliário é sua paixão, mas também administra os sites RExperts de investimentos em imóveis e EngenheiroNoCanteiro de engenharia civil.

Deixe uma resposta

