Quem sou

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Project Management pela University of La Verne (Califórnia, USA), atualmente cursando MBA em Real Estate na Escola Politécnica da USP.

Apaixonado pela engenharia e por economia, uni o útil ao agradável e cá estou no setor de Real Estate.

Para aproximar outros interessados, criei esse blog em março de 2011. Se você está no mercado a décadas ou entrou aqui porque tem uma pequena poupança e quer começar construindo uma casinha, aqui é o local pra conhecer ou relembrar conceitos e pensamentos sobre o setor.

Bons investimentos!

Giuliano Cadaval Tognetti

contato.construa@gmail.com

4 responses to “Quem sou”

  1. Alexandre says :

    Giuliano, boa noite.
    Primeiramente, parabéns pela iniciativa com o blog! gostei dos assuntos abordados até o momento e da objetividade como os tratou.
    Estou escrevendo para saber se você pode me auxiliar no esclarecimento de uma dúvida, caso já tenha passado por isso, ou se conhece alguma fonte de informação confiavél que possa consultar.
    Já planejei, estimei e construi alguns pequenos imóveis e gostaria de extrapolar um pouco e partir para algo um pouco maior e complexo e me deparo com uma dificuldade (uma vez que não sou especialista na área e sim um interessado).
    Premissa – o empreendimento visa tanto a venda como a criação de uma base imobiliária:

    Ao fazer a analise de viabilidade do empreendimento tenho dificuldades em entender o que pode ser considerada área vendável, ou não, para viabilizar a operação. Em alguns tipos de edificação isso fica um pouco mais simples, como é o caso de edificios residênciais e comerciais. No meu caso estou simulando um edificio para a área de saúde, como uma clinica médica. Assim além dos consultórios, vagas de garagem, áreas de espera e recepção, um espaço como esse deveria possuir, depósito para limpeza, estoque, estacionamento para clientes, e talvez uma área para desinfecção e esterilização.

    Essas áreas poderão ou não ser utilizadas pelos locatários ou proprietários dos consultórios dependendo de cada situação. Por isso tenho dúvidas se áreas como essas, devem ou não, ser aditadas como área vendável uma vez que são áreas auxiliares aos consultórios ou salas de procedimentos. Com certeza elas são contabilizadas como área construída e seu custo deve ser incorporado. O balanceamento entre essas áreas (construída e vendável) forma um importante parâmetro para tomada de decisão de investir.
    Qual seria a premissa básica para considerar uma área vendável ou não?
    Grato pela atenção.

  2. Felipe Maia says :

    Olá Giuliano, não posso deixar de parabenizar pela iniciativa, sem dúvida nenhuma é através dessa forma que uma ferramenta tão perfeita que é a internete, é utilizada em sua capacidade máxima. Mas como você já deve receber agradecimentos de todas as ordens, vou parar por aqui para não chateá-lo. Mas enfim seria interessante você fazer alguns modelos de planilha para Incorporação Imobiliária, sobre tudo nas que se encaixam no PMCMV, pois sem duvida é o caminho natural de quem em algum momento atrás construía casas. Hoje já começa a se aventurar na construção de pequenos condomínios de 4 torres, 4 por andar, T+4, sem elevador, e com revestimento externo em pintura, o chamado PIS, em Alvenaria estrutural, 30% mais barata. No site do CUB/PA, eles dão um valor aproximado de 600,00 reais o m², será que é isso mesmo. Enfim seria muito bom para todos que você trata-se um pouco mais afundo sobre esse assunto.

    Mais uma vez, parabéns.

    Felipe Maia
    felipebmaia@hotmail.com

  3. igorsd says :

    Parabéns pelo blog!! Conteúdo muito bom!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: